Se você já comprou o terreno e agora chegou o grande momento de planejar a construção da residência, se prepare para a enxurrada de dúvidas que podem ocorrer nesse percurso. As primeiras dúvidas já começam ao decidir a estrutura da casa: será térrea ou sobrado? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?
É claro que as condições financeiras e as necessidades da família devem ser levadas em conta neste momento, por isso é muito importante que cada opção seja analisada nos mínimos detalhes. Afinal, ter uma casa própria que não pode ser chamada de lar é o maior pesadelo para todos.
Para te ajudar nessas dúvidas, a Vale Silva preparou esse texto com tudo que você precisa saber sobre casa térrea e sobrado! Siga conosco e esteja pronto para tomar a próxima decisão sobre a construção do seu sonho.
As casas térreas realmente podem ser mais econômicas do que os sobrados, por não necessitarem de uma estrutura tão robusta para a sua construção. Geralmente, as pessoas que optam por ela querem construir uma casa mais clássica e tradicional.
Além disso, é uma ótima opção para quem tem criança ou uma pessoa idosa com dificuldade de locomoção. Essas casas são mais seguras para essas pessoas, deixando o local de fácil acesso para todos.
Contudo, uma casa térrea costuma deixar pouco espaço para área externa, principalmente se for uma família grande que necessita de mais quartos e banheiros na área interna.
Vantagens:
No geral, uma obra mais econômica e rápida;
Maior integração entre os ambientes;
Locomoção mais acessível;
Telhados mais trabalhados e que ajudam na decoração.
Desvantagens:
Tamanho do terreno pode limitar a construção;
A construção do telhado é uma das partes mais caras da obra;
Pode ser mais quente que o sobrado se não for bem planejada;
Não faz bom aproveitamento do terreno.
Os sobrados são ideais para quem quer construir uma casa bem dividida, com vários cômodos, mas sem perder espaço na área externa para a construção de uma piscina, por exemplo. Geralmente, essas casas possuem dois ou mais pavimentos, tendo os quartos e os banheiros nos pisos superiores e as áreas de convívio comum nos pisos inferiores.
Além do fator estrutural, a estética dos sobrados também é levada em consideração no momento da decisão. Esse estilo de construção costuma ser mais imponente e moderno, podendo ser mais valorizado do que uma casa térrea após a sua construção.
Vantagens:
O terreno é melhor aproveitado;
Mais privacidade ao separar a área dos quartos;
Favorece a circulação de ar dentro do imóvel;
Geralmente, sua estética não envolve a construção de telhados.
Desvantagens:
Menor acessibilidade por causa das escadas;
Mais caro e demorado por conta da estrutura;
A limpeza da casa demandará mais tempo.
Outro estilo que vem ganhando espaço nos grandes condomínios é o falso sobrado, como é popularmente conhecido. Essa estrutura geralmente consiste na construção de uma sala com pé direito duplo e do outro lado apenas um cômodo. Isso faz com que a frente da casa aparente ser um sobrado comum, mas ao entrar na residência a sua aparência seja mais parecida com uma casa térrea por possuir apenas um cômodo no pavimento superior.
Muitas pessoas utilizam esse único piso superior para construir uma área de lazer, como uma sala de jogos ou mesmo uma sala de TV. Isso ajuda na divisão dos cômodos da casa; no entanto, os gastos com a estrutura são menores do que o de um sobrado comum.
Antes da questão estética, é preciso que vários pontos da obra sejam levados em consideração para a construção de uma casa térrea ou de um sobrado, desde o terreno até a necessidade da família. Continue o texto e confira o passo a passo dessa análise:
Terreno
O terreno comprado é o primeiro que deve ser analisado antes de qualquer decisão para a construção do seu projeto. Junto com um engenheiro civil ou um arquiteto, você deve estar atento à metragem do lote e a topografia do terreno.
Se o seu terreno tem dimensões limitadas, o sobrado é a melhor saída para construir uma casa grande e com vários cômodos. Outro caso em que o sobrado é destaque, é em terrenos inclinados. A área de inclinação pode servir para a construção da garagem, por exemplo.
Necessidade da família
Ao analisar as dimensões, também é necessário levar em conta as necessidades da família. Quantas pessoas irão morar na casa? Tem crianças? Animais de estimação? Recebem visitas constantemente? Possuem quantos carros? Querem ter uma área de lazer com piscina? Todas essas variáveis devem ser analisadas e deve ser o principal norte na criação de um bom projeto, pois apenas atendendo essas necessidades será construído um verdadeiro lar para a família.
Custo da obra
O seu projeto deve estar de acordo com o orçamento disponível, afinal é preciso estar disposto a pagar qualquer possível complicação que surja ao longo do projeto. Algumas pessoas acreditam que a construção de um sobrado sempre será mais cara do que uma casa térrea. No entanto, é preciso destacar que os valores mudam de acordo com outros fatores que vão além da estrutura da obra. Para saber mais sobre o orçamento da sua obra, entre em contato com a nossa equipe!
A melhor escolha para a sua casa dos sonhos irá variar de acordo com a realidade de cada um, dependendo tanto do financeiro quanto do terreno e das necessidades da família. O melhor a se fazer é consultar um bom engenheiro e arquiteto para te auxiliar nessa decisão, relatando quais as suas expectativas e como elas podem ser encaixadas na realidade.
Mas independente do modelo da sua casa, sendo térrea ou sobrado, é importante que a construção seja realizada como planejado, com materiais de qualidade e com profissionais responsáveis. A construtora Vale Silva está pronta para realizar o seu sonho! Entre em contato conosco e dê o primeiro passo em direção ao seu novo lar.