Investindo no visual da sua loja: aumente seus lucros!

A escolha do visual para uma loja influencia diretamente na imagem que ela passa para os clientes. Atualmente, com a crescente preocupação dos empresários em investir no marketing e na publicidade, esse segmento ganhou mais força e conta com uma estratégia direcionada, chamada de visual merchandising.

 

Você conhece a importância de investir na imagem da sua loja e de que forma ela pode contribuir com os seus lucros? A Vale Silva preparou um conteúdo especial para te informar sobre esse assunto e destacar o quanto essa prática gera impacto no processo de compra dos clientes. Acompanhe conosco a leitura. 


 

Entendendo o visual merchandising

Essa estratégia do marketing é responsável por chamar a atenção do cliente por meio do apelo visual e da imagem da loja. Adotar essa prática é aplicar um planejamento que compreende a arquitetura, disposição dos produtos e demais serviços oferecidos pela loja, contribuindo para a jornada do cliente não só como uma simples venda ou aquisição do produto, mas como uma experiência.

 

Oferecer ao consumidor um conceito diferente do proporcionado geralmente pelas demais lojas garante o destaque da sua empresa no seu segmento, além de apresentar aos seus clientes que o seu negócio conta com uma identidade própria e se preocupa com perspectivas que vão além de simplesmente fechar uma venda.

 

Planejamento inicial: planta e arquitetura

A preocupação com o apelo visual da sua loja deve começar desde o início do projeto, nos primeiros passos: na etapa da planta e início da construção. É importante que o local construído valorize o ambiente para compor uma loja espaçosa, arejada, que proporcione aos clientes uma sensação de acolhimento durante o processo de compra. 

 

Se o empreendimento em questão for alugado, é importante valorizar espaços bem localizados e fáceis de encontrar, levando em conta questões como acessibilidade, estacionamento e demais considerações que facilitem a circulação de clientes.

 

Sinalização e comunicação

A fachada é o primeiro contato dos seus clientes com o seu negócio: ela precisa refletir a identidade da sua loja e causar o impacto necessário às pessoas que irão visitá-la. É essencial que o nome, dizeres e cores escolhidas sejam diretas e de fácil compreensão, para que o cliente saiba que vai encontrar exatamente o que precisa, além de aumentar as chances de que o serviço que você oferece seja indicado a outras pessoas.

 

A vitrine e os corredores que oferecem a disposição dos produtos também devem ser bem sinalizados e de fácil localização, acompanhando inclusive as necessidades do cliente: deixar mais próximos do caixa produtos de fácil saída, e dispostos nas estantes os que podem demandar algum auxílio dos funcionários. Essa organização vai depender também do seu segmento de venda: quais produtos seu negócio tem interesse em vender mais? Quais necessitam chamar mais a atenção do consumidor?

 

Os benefícios de investir no visual da sua loja

Considerar a importância de investir no impacto visual do seu negócio traz diversas vantagens para contribuir com o seu negócio. Listamos aqui algumas delas:

 

Satisfação do cliente

Um cliente satisfeito com o produto oferecido ou o serviço prestado é um cliente que retorna à loja e, mais ainda: indica o seu negócio. Investir em um local que, além de apenas comercializar os seus produtos oferece uma experiência de compra contribui para uma avaliação positiva e reflete, de maneira muito favorável, na identidade da sua marca.

 

Aumento das suas vendas

Atrair mais clientes que, além de visitar a sua loja, efetuam a compra, é uma matemática fácil de interpretar: crescimento nas vendas significa grande retorno financeiro. Assim, o visual merchandising e a preocupação com a identidade do negócio não deve ser encarado como um gasto – e sim, como um investimento.

 

Identidade única

Com o auxílio de uma estratégia visual para o seu negócio, a sua loja pode oferecer um conceito que vai ser exclusivo do seu estabelecimento: isso facilita na localização e indicação, e você pode até se tornar referência no segmento em que você atua! Com uma proposta bem definida, a sua loja garante mais propriedade e presença, indo além de apenas comercializar os produtos.


 

Compreendeu a importância de investir no visual da sua marca? Um ambiente agradável e que reflete o conceito do seu negócio influencia diretamente nos seus ganhos e traz retornos muito positivos.


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